Resenha do filme Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios), de Pedro Almodóvar.

Publicado: 06/10/2010 em GERAL, Sugestões de filmes

Mulheres à beira de um ataque de nervos narra as angústias de Pepa, uma mulher que está prestes a ver seu amante Ivan partir em uma viagem com outra mulher. Enquanto Pepa tenta desesperadamente conseguir falar com Ivan na ilusão de ainda poder salvar o relacionamento, outras situações inusitadas aconteçem simultaneamente, levando o filme para um ambiente de caos e comédia.

Pepa, a protagonista do filme em uma cena em que totalmente descontrolada emocionalmente ateia fogo ao colchão.

Situações inusitadas aconteçendo simultanemente marcam presença durante todo o filme, surgindo quase na maioria das vezes de acasos e desencontros entre os personagens. Vários conflitos acontecem simultaneamente na vida dos personagens, alguns conexos, outros nem tanto.

Confusão na casa de Pepa (vivida pela atriz Carmem Maura). Da esquerda para a direita, no sofá, o segundo homem sentado Antonio Banderas, que interpreta o personagem Carlos.

Pepa concentra esforços em tentar salvar seu relacionamento amoroso, antes que Ivan viaje. A amiga dela, Candela, tenta incansavelmente encontrá-la pois precisa de ajuda para sair de uma enrascada em que se meteu devido a um envolvimento amoroso com um terrorista xiita. A ex-esposa de Ivan planeja secretamente matá-lo. Carlos, filho de Ivan, acompanhado de sua noiva Marisa conhece Pepa no momento em que vai até o apartamento dela atraído por um anúncio de aluguel, e sente se atraído por Candela. Marisa, notando alterações no comportamento de Carlos faz várias cobranças a respeito da solidez do relacionamento dos dois e acaba tomando uma bebida batizada de soníferos que Pepa havia preparado para Ivan. Pepa vai à procura de uma advogada feminista que possa ajudar Candela. A advogada (que mais tarde descobrirá-se ser a mulher que viajará com Ivan) nega ajudar Candela, pois está de partida, e leva uma bofetada de Pepa.

Candela conta a Carlos sobre o plano dos terroristas de cometerem um atentado e viajarem para Estocolmo, o que faz com que ele ligue para a polícia. Esta ligação, ao contrário do que Carlos havia imaginado acaba atraíndo a polícia, que encontra Marisa desmaiada no apartamento de Pepa e a interroga sobre os terroristas e sobre a moça desmaiada. Candela e Carlos preparam um gazpacho com soníferos para os policiais. Lúcia, a ex-esposa de Ivan, aproveita o momento em que os policiais adormecem e vai ao aeroporto atrás do ex-marido na ansia de matá-lo. Por fim, Pepa consegue salvar a vida de Ivan, este ao que parece, muda de idéia e tenta voltar atrás na relação com Pepa, mas ela diz a ele que não há mais volta, que só foi até lá para salvar-lhe a vida. Por fim, Pepa retorna ao apartamento, onde estão os policiais desmaiados e Carlos e Candela deitados abraçados no sofá. Neste momento, não resta muito a fazer a não ser descansar e voltar ao cotidiano. Quando Marisa acorda, vê juntos seu noivo e a amiga de Pepa, que promete explicar tudo a ela no dia seguinte. As duas então começam a conversar, como duas amigas íntimas e o filme tem seu fim.

Nesse contexto de caos generalizado, apesar do telespectador talvez aguardar um final hollywoodiano óbvio e tradicionalista, onde alguma coisa de surpreendente deve acontecer, o filme termina assim, da maneira mais realísta possível, com a volta da protagonista a sua vida cotidiana em seu próprio apartamento, que decide não mais alugar. Álmodovar não poderia ter dado um título melhor à sua obra.

Mulheres à beira de um ataque de nervos penetra como uma furadeira em busca da essência da mente feminina, seus anseios, mágoas, medos, alegrias… paixões. A estética do filme perpassa um mundo alegremente latino, cheio de cores vibrantes e personalidade expansiva. Ao contrário da personalidade dos personagens ingleses, os personagens deste filme não se acanham em exprimir seus sentimentos. Contudo, as mulheres são o ponto de interesse mor da estória. A partir do momento em que são desnudadas (não seus corpos, mas suas mentes) realça-se o âmago do coração feminino, que é o de entregar-se e sofrer por amor.

Para quem espera por um filme extremamente divertido, mas que ao mesmo tempo tenha um roteiro bem tecido, esta obra é uma excelente indicação. O espectador deve preparar-se para assistir a um filme com estética criativa, porém bastante peculiar. Deve abrir se a uma experiência totalmente nova, onde não há espaço para preconceitos, sob pena da obra sofrer um desmérito, não por suas fraquezas, mas pela possibilidade de uma visão distorcida do leitor.

Vale muito a pena assistí-lo. Extremamente divertido. Surpreendentemente inteligente e nada superficial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s